Books

Lei da Gravidade

O que terão em comum um velho à beira da morte numa cama de hospital, o escritor de um bestseller, um pré-adolescente inquieto e um menino de dois anos com um fascínio por livros? Que destino espera as amigas Maria Ana e Ana Maria – o espelho uma da outra? Conseguirá uma livrar-se do marido agressor, e a outra do sofrimento da perda? E Marinela? E Mariana? E a mãe solteira que existe em todas elas, fruto de um abandono continuado? E o pai, protagonista do descalabro? E o futuro, que teima em ser passado, e o passado, que teima em ser futuro?
O tempo é o grande mistério. É ele que se ri de nós do outro lado do espelho, no reflexo onde procuramos o sentido da existência e que teima em nos devolver a imagem do absurdo. É também ele que perpetua um incessável padrão de violência, que faz com que a mesma história se repita uma e outra vez, lutando contra a esperança do leitor de que o ciclo, por fim, se quebre.
Neste ousado e original romance, Gabriela Ruivo oferece-nos com maestria um universo alternativo onde o tempo se sujeita à lei da gravidade – a força motriz que agrega passado, presente e futuro, e dissolve os contornos da realidade – e convida-nos a explorar outros mundos no interior dos conceitos de espaço e de tempo e, em última análise, da própria Literatura.

O regresso ao romance de uma voz incontornável da Literatura portuguesa contemporânea, vencedora do Prémio LeYa e PEN Clube Português Primeira Obra.

Porto Editora, Setembro de 2023

Link para compra:

---

Uma Outra Voz


João José Mariano Serrão foi um republicano convicto que contribuiu decisivamente para a elevação de Estremoz a cidade e o seu posterior desenvolvimento. Solteiro, generoso e empreendedor como poucos, abriu lojas, cafés e uma oficina, trouxe a electricidade às ruas sombrias e criou um rancho de sobrinhos a quem deu um lar e um futuro. É em torno deste homem determinado, mas também secreto e contido, que giram as cinco vozes que nos guiam ao longo destas páginas, numa viagem que é a um tempo pessoal e colectiva, porque não raro as estórias dos narradores se cruzam com momentos-chave da história portuguesa. Assim conheceremos um adolescente que espreitava mulheres nuas e ria nos momentos menos oportunos; a noiva cujos olhos azuis guardavam um terrível segredo; um jovem apaixonado pela melhor amiga que vê a vida subitamente atravessada por uma tragédia; a mãe que experimentou o escândalo e chora a partida do filho para a guerra; e ainda a prostituta que escondia documentos comprometedores na sua alcova e recusou casar-se com o homem que a amava. Por fim, quando estas vozes se calam, é tempo de ouvirmos o protagonista através de um diário escrito noutras latitudes e ressuscitado das cinzas muitos anos mais tarde.

Baseado em factos reais, Uma Outra Voz é uma ficção que nos oferece uma multiplicidade de olhares sobre a mesma paisagem, urdindo a história de uma família ao longo de um século através das revelações de cada um dos seus membros, numa interessante teia de complementaridade.


LeYa, 2014, 336 pag.
Prémio LeYa 2013, prémio P.E.N. Clube Português Primeira Obra 2015 (ex-aequo)


Clique para comprar livro

---

A edição brasileira de Uma Outra Voz já está disponível:

Uma outra voz, romance de Gabriela Ruivo Trindade, vencedor do Prêmio LeYa 2013, cruza várias histórias  e pontos de vista que se intercalam e complementam, partindo da inauguração da Fábrica de Moagem e Eletricidade de Estremoz, em 1916, responsável por ter levado a energia elétrica para a região. A partir daí, acompanhamos o desenvolvimento do lugar e de seus personagens, e o modo como suas histórias se entrelaçam com a história e com as transformações profundas de um país.
João José Mariano Serrão foi um republicano convicto de que sua contribuição foi fundamental para o crescimento e desenvolvimento de Estremoz. Isso aconteceu por volta da década de 1920, quando a vila cresceu tanto que deixou de ser vila e virou cidade. É em torno desse homem determinado, mas também secreto e contido, que giram as cinco vozes que nos guiam ao longo destas páginas, numa viagem a um só tempo pessoal e coletiva, porque não raro as histórias dos narradores se cruzam com momentos-chave da história portuguesa.
Baseado em acontecimentos reais, Uma outra voz é uma ficção que nos oferece uma multiplicidade de olhares sobre a mesma paisagem, tecendo e costurando a história de uma família ao longo de um século por meio das revelações de cada um dos seus membros, numa interessante teia de complementaridade.
Casa da Palavra - LeYa Brasil, 2018

Clique para aceder ao livro

---


A Vaca Leitora


Esta é a história da vaca Felisberta, que vivia numa quinta muito bonita mas andava fartinha do pasto e das ervas que comia todos os dias. Até que descobriu um novo petisco muito especial...


Dom Quixote, Março de 2016


Clique para comprar


---


Aves Migratórias
Poesia



"o meu coração migrou para outro peito

parece contente
no vazio que deixou cabem lezírias
horas brancas
neblinas
(…)"




Distinguida com o Prémio LeYa pelo seu primeiro romance, Gabriela Ruivo Trindade fala da poesia como «apenas outro registo de escrita». É algo que, a par da prosa, sempre a acompanhou. As diferenças, vê-as no ritmo e na musicalidade da linguagem. «Os poemas são como fotografias, instantâneos, ao passo que a prosa é cinema», partilha.
Em «Aves Migratórias» a autora apresenta poemas muito diversos entre si e de tempos distintos, alguns inclusivamente publicados em antologias. Diz que são vários mundos, não apenas um, o que encontramos no livro. Ou seja, cada poema é um mundo, por si. Os poemas, assinala, «são como aves, mas também podem ser árvores; um poema é algo que nos faz voar ao mesmo tempo que nos liga à terra, às raízes».


Editora On y va
Maio 2019


Clique para comprar:
http://www.onyva.pt/loja/
https://www.wook.pt/livro/aves-migratorias-gabriela-ruivo-trindade/23150449

---

Espécies Protegidas
Contos


Gabriela Ruivo Trindade reúne em Espécies Protegidas contos com mais de uma década e outros mais recentes. A ideia foi uni-los num todo coeso, num registo que permitisse agrupá-los por afinidades estilísticas, mas sem macular a sua individualidade.

O conjunto configura uma classificação taxonómica que vai muito para além da mera tentativa de categorização, permitindo encontrar um fio condutor que investe cada conto de um novo simbolismo, em que a lupa da ciência exacta está lá apenas para distorcer a realidade e introduzir novas dimensões de leitura.

À medida que as diferentes espécies são apresentadas, o leitor apercebe-se de que este é um corpo vivo, um organismo multicelular, um aglomerado de trocas diversas entre os órgãos vitais num tecido social e emocional complexo, espelho da nossa própria humanidade.

Editora On y va
Setembro 2021

Clique para comprar:
http://www.onyva.pt/loja/


---

Uma Mulher de Palavra
Poética Mente

Uma Mulher de Palavra reúne um conjunto de poemas e prosa poética bastante diversificado. Um livro onde Gabriela Ruivo explora alguns dos temas inerentes à sua escrita – a condição da mulher, a ambivalência afectiva e a introspecção e reflexão onírica, entre outros. Uma Mulher de Palavra nasceu da necessidade de amadurecer o registo poético da autora, em diálogo com amplitudes diversas e menos ortodoxas da poesia. Nestas páginas, encontramos espelhos que reflectem as vicissitudes da alma humana – uma poética mente – uma teia onde o eu-narrador se desdobra, multifacetado, num registo primariamente introspectivo, ao qual se imprime a marca indelével da realidade mundana.


Kindle Direct Publishing
Ruiva Books, Edição de Autor
Outubro 2022

Clique para comprar:

(disponível em todos os mercados da Amazon, bastanto pesquisar pelo título ou nome da autora)

Popular posts from this blog

Os Comeres dos Ganhões, de Aníbal Falcato Alves

A Cabana do Tio Tom

Teimosia Crónica na Descendências Magazine