© Gabriela Ruivo Trindade

Os conteúdos deste blog estão protegidos por direitos de autor
© Gabriela Ruivo Trindade

Livros

Uma Outra Voz

João José Mariano Serrão foi um republicano convicto que contribuiu decisivamente para a elevação de Estremoz a cidade e o seu posterior desenvolvimento. Solteiro, generoso e empreendedor como poucos, abriu lojas, cafés e uma oficina, trouxe a electricidade às ruas sombrias e criou um rancho de sobrinhos a quem deu um lar e um futuro. É em torno deste homem determinado, mas também secreto e contido, que giram as cinco vozes que nos guiam ao longo destas páginas, numa viagem que é a um tempo pessoal e colectiva, porque não raro as estórias dos narradores se cruzam com momentos-chave da história portuguesa. Assim conheceremos um adolescente que espreitava mulheres nuas e ria nos momentos menos oportunos; a noiva cujos olhos azuis guardavam um terrível segredo; um jovem apaixonado pela melhor amiga que vê a vida subitamente atravessada por uma tragédia; a mãe que experimentou o escândalo e chora a partida do filho para a guerra; e ainda a prostituta que escondia documentos comprometedores na sua alcova e recusou casar-se com o homem que a amava. Por fim, quando estas vozes se calam, é tempo de ouvirmos o protagonista através de um diário escrito noutras latitudes e ressuscitado das cinzas muitos anos mais tarde.
Baseado em factos reais, Uma Outra Voz é uma ficção que nos oferece uma multiplicidade de olhares sobre a mesma paisagem, urdindo a história de uma família ao longo de um século através das revelações de cada um dos seus membros, numa interessante teia de complementaridade.


LeYa, 2014, 336 pag.
Prémio LeYa 2013, prémio P.E.N. Clube Português Primeira Obra 2015 (ex-aequo)

Clique para comprar livro

---

A edição brasileira de Uma Outra Voz já está disponível:

Uma outra voz, romance de Gabriela Ruivo Trindade, vencedor do Prêmio LeYa 2013, cruza várias histórias  e pontos de vista que se intercalam e complementam, partindo da inauguração da Fábrica de Moagem e Eletricidade de Estremoz, em 1916, responsável por ter levado a energia elétrica para a região. A partir daí, acompanhamos o desenvolvimento do lugar e de seus personagens, e o modo como suas histórias se entrelaçam com a história e com as transformações profundas de um país.
João José Mariano Serrão foi um republicano convicto de que sua contribuição foi fundamental para o crescimento e desenvolvimento de Estremoz. Isso aconteceu por volta da década de 1920, quando a vila cresceu tanto que deixou de ser vila e virou cidade. É em torno desse homem determinado, mas também secreto e contido, que giram as cinco vozes que nos guiam ao longo destas páginas, numa viagem a um só tempo pessoal e coletiva, porque não raro as histórias dos narradores se cruzam com momentos-chave da história portuguesa.
Baseado em acontecimentos reais, Uma outra voz é uma ficção que nos oferece uma multiplicidade de olhares sobre a mesma paisagem, tecendo e costurando a história de uma família ao longo de um século por meio das revelações de cada um dos seus membros, numa interessante teia de complementaridade.
Casa da Palavra - LeYa Brasil, 2018

Clique para aceder ao livro

---

A Vaca Leitora

Esta é a história da vaca Felisberta, que vivia numa quinta muito bonita mas andava fartinha do pasto e das ervas que comia todos os dias. Até que descobriu um novo petisco muito especial...

Dom Quixote, Março de 2016

Clique para comprar

---


Poetas na Diáspora - Antologia

Permitam-me, no entanto, que destaque o que mais me toca: a palavra poética em português que se respira em tantos e tão distintos países: Alemanha, Reino Unido, França, Suíça, Espanha, Angola, Brasil, Macau. Outros existem! Talvez seja o uso dessa língua a maior expressão da fragmentação do poeta, que vive e respira em outras línguas e mantém, na sua dimensão interior, o português como lugar dos sentidos.
Foi um privilégio ler estes autores, percorrer histórias e emoções, sabendo que “O poeta é um fingidor. Finge tão completamente/ Que chega a fingir que é dor/ A dor que deveras sente.”
Ana Paula Laborinho
Presidente do Instituto Camões
In Prefácio

21 poetas de vários países reunidos numa Antologia
Gabriela Ruivo Trindade, António Barbosa Topa, Gonçalo Lobo Pinheiro, Ana Casanova, João Lobito, Maria do Rosário Loures, Helena Ferro de Gouveia, Pedro Lopes, Heriberto Noppeney, Isabel Mateus, Euclides Cavaco, Naria Radatos, Silvino dos Santos Potencio Cristina Dangerfield-Vogt, Luís Costa, António da Cunha Duarte Justo, José Diogo Júnior, José  Valgode, Tonito Espanhol, Isaac Nin, Rita Sousa Uva

ISBN: 978-3-946277-06-4
Número de páginas 16
Oxalá Editora  
Outubro 2016

Clique para comprar

---


Homens Que Sofrem de Sonhos
Contos da Emigração

Ana Cristina Silva, Cristina Torrão, Eça de Queiroz, Gabriela Ruivo Trindade, Isabel Mateus, José Rodrigues Miguéis, Luísa Coelho, Miguel Szymanski, Nuno Gomes Garcia, Rita Sousa Uva

"O livro Contos da Emigração – Homens que Sofrem de Sonhos, um título bonito e romântico, apresenta um conjunto de dez histórias ficcionadas sobre uma realidade muito poderosa, que é a emigração portuguesa, que é vasta e está espalhada por todos os continentes. Nos contos, bem escritos e bastante expressivos, os portugueses estão representados na sua complexidade social, psicológica, económica e cultural, que caracteriza a vida daqueles que um dia se sentiram impelidos a deixar o país, para procurarem noutras paragens as oportunidades que não encontravam em Portugal, para terem mais horizontes para si e para os seus. Mesmo que também haja quem partiu levado pela aventura e pela curiosidade de conhecer o mundo, algo igualmente familiar aos portugueses."

In prefácio, Paulo Pisco

Oxalá Editora
Pré-venda